CURADORIA POR GABRIEL BORGES
 
feat. Gabriel Siqueira
79Lexie Liu – Teenage Ramble
Gabriel Siqueira
17/10/2025
#Dance-pop #Electropop #Pop

Conheci a Lexie Liu através do seu terceiro álbum de estúdio “The Happy Star” lançado no final de 2022, um álbum que mistura inglês, mandarim, música pop e eletrônica, e que pra mim foi uma descoberta muito interessante, foi uma introdução à música chinesa como eu nunca tinha tido antes.

Agora em 2025, ela lança seu novo EP “Teenage Ramble“, uma espécie de projeto curto focado principalmente no mercado americano, além disso, acompanhando a tendência atual, arrisco dizer que é um dos poucos projetos que tem 10 capas alternativas e todas são muito bonitas e elegantes.

(Minha capa favorita, todas fotografadas por Jeremy Z. Qin)

Abrindo o EP com a faixa “Adrenaline“, senti que foi uma abertura onde a letra enfatiza de forma irônica acontecimentos entre a adolescência e a juventude, e um pouco de sentir a adrenalina que vem acompanhada de uma bebida ou droga, mas de um jeito fofo, como quando você fica desnorteado.

Em seguida é apresentada a faixa-título, e como sempre, são as mais fracas de um projeto, para não desmerecer totalmente devo mencionar que o segundo verso exibe os talentos de composição da artista, mas infelizmente é o único ponto alto.

Trazendo um alívio, a terceira faixa “FFFFF” é simplesmente perfeita do início ao fim, e reforça pra mim que é em músicas mais eletrônicas que vejo Lexie ganhar pontos. Quero dizer também que por mais simples que a canção possa soar acredito que fazer uma música pop simples mas cativante e adequada é uma habilidade que poucos artistas possuem, e isso deve ser honrado.

Com produção do querido Danny L Harle, “Deeper & Deeper“, que por coincidência ou não é a faixa que leva o mesmo título da quarta faixa do álbum “Erotica” de Madonna e como em todas as críticas que faço, preciso escrever novamente que eu pessoalmente adoro quando transmitem com excelência a sensação de algo efêmero, incluindo reverbs, pads cintilantes e baixos agressivos a cantora nós guia para uma pista de dança com seu trance turbulento e introspectivo.

Em “X”, minha favorita do projeto e acredito que de todos, Liu dá uma aula de como fazer música pop dançante sobre términos de relacionamentos. Sinto que é uma faixa-irmã de FFFF, já quero acender uma vela e rezar para que essa faixa tenha um clipe digno.

Na sexta canção, “Pop Girl”, a cantora traz novamente a ironia para emular o estilo de vida de uma garota superstar, esse contexto é necessário para compreender o objetivo dela aqui, sem isso a música é apenas uma música qualquer.

Partindo para a penúltima música, “Like U” é uma mistura de romances e incertezas, acho a letra fofa e o instrumental realmente evoca esse sentimento de estar gostando de alguém que você não tem muita certeza se é recíproco, mas mesmo estando tímido você admite. Não acharia ruim se tivéssemos um pouco mais desse som no projeto, Lexie tem um timbre delicado que ao meu ver funciona bem nesse estilo.

Cigarette”, última faixa do EP é praticamente uma faixa bônus, uma demo que traz um pouco do ar de rock que ainda não havia sido experimentado no projeto, porém terei de ser a pessoa chata e dizer: por favor finalizem as faixas, sei que pode parecer divertido mas se a música não foi finalizada há um motivo, e geralmente é porque ela é ruim.

Em geral eu só tenho a agradecer pelas músicas, vídeos, e capas boas que a Lexie Liu tem nos presenteado, e mesmo nas faixas que eu não curti consigo ver que é apenas a artista experimentando algo diferente que talvez não cause o mesmo sentimento nos fãs. Espero que ela consiga trabalhar mais esse mini-álbum e talvez publicar mais vídeos tão legais quanto os publicados até aqui.

Aproveita pra compartilhar