feat. Gabriel Siqueira
8485 Personal Protocol 78
Lançado em 23/06/2023 #Alternative #Dance-pop #Pop
   

Sem medo de abraçar a criatividade dentro do estilo pop eletrônico, 8485 (ou também, como gosta de ser chamada, Eighty) lança seu segundo EP depois de 2 anos do seu ultimo EP Plague Town. Dessa vez a canadense nos apresenta seu novo projeto intitulado Personal Protocol (Protocolo Pessoal em português), com 7 novas faixas deliciosamente eufóricas porém curtas.

Estabelecendo uma atmosfera drum and bass, a faixa Cool_Dnb_Song responsável por introduzir os ouvintes ao seu mundo melancólico talvez não tenha sido uma boa escolha, já que a mesma pode ser considerada morna e não é capaz de instigar a curiosidade sobre o que vem adiante. Sua letra e produção soam preguiçosas, visto que seus materiais lançados anteriormente soam melhor trabalhados.

Em seguida temos Same Tasks, produzida por Taylor Morgan (responsável pela produção de diversos artistas do universo hyperpop e underground, como blackwinterwells e midwxst). A faixa mostra como 8485 é capaz de criar melodias divertidas, únicas e frescas. Sua letra vulnerável se sobrepõe em uma produção cheia de sintetizadores e uma bateria garage, ritmo que se popularizou por volta de 2010 em Londres e tem aparecido cada vez mais em novos sons do mercado pop.

Em Precipice (4) somos inundados pelo seu lirismo contemporâneo e intimista que gravita em torno da cultura emo e digital. Uma canção simples, porém interessante, abre o caminho para os pontos altos do quase-álbum.

Breakers, quarta faixa do EP, é o resultado de todas as qualidades e habilidades que a cantora desenvolveu durante anos. Novamente, ela nos presenteia com um refrão pegajoso e diferente do que estamos costumados a ouvir. Dessa vez com produção de Shinju (também responsável pela produção de outros artistas do underground como d0llywood1, 5v e senses), a artista mergulha em uma estrutura pop de composição sem abandonar o experimentalismo.

A quinta faixa e segunda mais longa do projeto, Atlantis (2°), mostra porque a duração das canções podem se tornar um fator relevante nas criticas e avaliações. Nessa música conseguimos absorver todos os lados e facetas da cantora, finalizar sua execução e não sentir falta de nenhum componente. Todas as informações importantes estão ali organizadamente em sintonia, do começo ao fim.

Já em Scribbles, uma colaboração com Drainpuppet, essa harmonia continua a ecoar em uma canção cheia de velocidade e ação mas sem tirar seu sentido melodramático. A ponte apresentada na faixa é um dos melhores momentos durante o EP, carregada de sentimentos 8485 pausa a energia acelerada da música para enfatizar que ela não se sente compreendida.

Guess I fell into a dream again

As to the definition of a deal

‘Cause when you told me that you understand

I just wanted that to be real

Para fechar o projeto, Eighty se junta novamente a Taylor em 3Cheers e cumpre seu objetivo com êxito. Mesmo tendo sido lançada há 2 anos atrás o material ainda se parece com algo que poderia ser lançado daqui 30 anos e ainda não seria classificado como datado. O tipo perfeito de música para ouvir antes de dormir depois de um dia cansativo enquanto chove lá fora.

Publicado por Gabriel Siqueira em 07/07/2023