Chegamos ao fim de 2025 e eu percebi que mesmo não ouvindo tantos álbuns quanto queria, ouvi mais álbuns do que bebi água (como sempre). Alguns lançamentos me curaram, alguns viraram obsessão, teve álbum que virou decepção instantânea, mas também tiveram alguns que nasceram clássicos sem precisar fazer o mínimo esforço. Ouvi de tudo um pouco (sim, até homens do sertanejo) e a seguir está minha lista e .
Pela primeira vez o Gabcritic traz um mega post de fim de ano com tudo o que hitou e existiu forte demais pra ser ignorado na minha visão e de outros 4 incríveis amigos que toparam compartilhar suas opiniões aqui, porque no Gabcritic música tem que ser sinônimo de pluralidade.
Melhores álbuns de 2025
1. Kesha — . (PERIOD)

Kesha sempre será a original party girl para mim, e o com . (PERIOD) ela trouxe de volta o pop que só ela sabe fazer, com originalidade, autenticidade, sentimento e muita verdade. O álbum não é só simbólico pela liberdade que ela enfim conseguiu, mas também porque apresenta todas as faces de que um álbum pop precisa ter: música dançante, radiofônica, pronta para performances ao vivo e até uma balada puramente sentimental. Kesha amadureceu sem perder sua essência, sempre mostrando sua força e sua personalidade forte e cativante.
Favorita: BOY CRAZY.
2. Ashnikko — Smoochies

Depois de um álbum que não fez tanto barulho em 2023, Ashnikko volta em 2025 com total controle da própria estética e narrativa, entregando um álbum que equilibra em suas letras humor ácido e irônico com vulnerabilidade e uma confiança meio debochada. Cheio de batidas explosivas e melodias pegajosas, Smoochies é um trabalho muito sincero que desafia e superar todas as expectativas até para quem tinha muitas expectativas.
Favorita: Smoochies
3. MARINA — Princess of Power

Se eu fosse definir esse álbum é uma única característica, eu diria que é um pop elegante, algo que a MARINA sempre soube muito como fazer, principalmente por sempre ser uma artista muito autoconsciente. O álbum cresce e se ilumina faixa a faixa, não há nenhuma ingenuidade nas letras, nem mesmo nas vunerabilidades que a MARINA expõe. Princess of Power é simplesmente grandioso.
Favorita: ADULT GIRL

4. Annalisa — MA IO SONO FUOCO
Favorita: Esibizionista

5. Frost Children — SISTER
Favorita: RADIO

6. Rose Gray — Louder, Please
Favorita: Switch

7. Lydia Night — Parody of Pleasure
Favorita: The Hearse

8. DeathbyRomy — HOLLYWOOD FOREVER
Favorita: PRAY TO ME

9. Allie X — Happiness Is Going To Get You
Favorita: Reunite

10. BANKS — Off With Her Head
Favorita: Love is Unkind
Melhores EPs de 2025

1. Greta Isaac — Dolly Zoom
Favorita: CAR CRASH

2. Tiffany Stringer — The Texas Primadonna
Favorita: Texas Primadonna

3. After — After EP
Favorita: Ever

4. Rebecca Black — SALVATION
Favorita: Do You Even Think About Me?

5. Yorke — unfinished business
Favorita: the villain
Melhores de 2025, por Gabriel Siqueira
1. Ashnikko — Smoochies

Smoochies é o melhor álbum desse ano para mim, não porque é perfeito, mas porque consegue ser divertido e entregar canções pop que me parecem muito difíceis de serem feitas, trabalhos que apenas poderiam ter vindo da Ashnikko, uma cantora e compositora que consegue utilizar sua criatividade sem limites para explorar universos ainda intocáveis, tudo isso com habilidade técnica que poucos artistas possuem.
Favorita: Trinkets
2. Oklou — choke enough

Esse álbum me trouxe uma sensação que eu achava por muito tempo que havia perdido, a sensação de ouvir algo novo que o seu cérebro não consegue compreender de primeira, mas aos poucos a cada ouvida aquilo se torna familiar e no fim é algo simples mas encantador.
Favorita: blade bird
3. Marina Sena — Coisas Naturais

Marina Sena pra mim é uma daquelas artistas que dá gosto de acompanhar a sua carreira pois ela se supera e entrega um trabalho melhor a cada vez que decide lançar um álbum, e nesse não foi diferente. Oro todos os dias para que ela tenha o investimento certo e consiga desenvolver ainda mais sua artisticidade, pra mim ela é imbatível.
Favorita: Desmistificar

4. Addison Rae — Addison
Favorita: Times Like These

5. PinkPantheress — Fancy That
Favorita: Tonight

6. Irmãs de Pau — Gambiarra Chic, Pt. 2
Favorita: Queimando Ice

7. Demi Lovato — It’s Not That Deep
Favorita: Little Bit

8. Rakky ripper — Para que salga el Sol
Favorita: Despertar contigo

9. Purity ring — purity ring
Favorita: the long night

10. Daya — Til Every Petal Drops
Favorita: Infrared
Melhores de 2025, por Luane Borges
1. Hayley Williams — Ego Death At A Bachelorette Party

Hayley Williams entregou um trabalho honesto e visceral sobre imperfeições, autoconsciência e introspecção humana. também acho que ela foi muito autêntica com o lançamento, pois ela divulgou as faixas de forma independente, nada de pre-saves, campanhas ou estratégias comerciais da indústria, ela trouxe um trabalho que representa liberdade criativa e conexão com o público dela, tanto que os próprios fãs engajaram na criação de playlists com a ordem das músicas e isso trouxe a experiência de algo coletivo
Favorita: Negative Self Talk

2. Rosalia — LUX
Favorita: Berghain

3. Turnstile — Never Enough
Favorita: SEEIN’ STARS

4. Rose Gray — Louder, Please
Favorita: Hackney Wick

5. FOTO EM GRUPO — foto em grupo
Favorita: fuga da culpa
Melhores de 2025, por Tiago Camargo
1. Sports Team — Boys These Days

Boys These Days, novo petardo da sempre-caoticamente-carismática Sports Team, soa como se Elton John tivesse emprestado seus pianos cintilantes para uma trupe de baderneiros queer decidida a transformar o celeiro de uma fazenda em pista de dança — e, contra todas as probabilidades higiênicas, isso funcionasse. É um disco que vibra com irreverência, melodia, desordem organizada e um senso de urgência tão vivo que parece chutar a porta e declarar, sem modéstia: sim, você pode se deixar envolver com esses vocais urgentes e por vezes gritados, acostumem-se. A faixa-título, Boys These Days, é o coroamento desse espírito: um hit irônico, insolente e sentimental na medida certa, que transforma a própria letra em sátira explícita aos conservadores que ainda tratam o machismo como performance cultural. O resultado é pegajoso e subversivo, capaz de fazer você dançar enquanto questiona por que ainda existe gente vivendo mentalmente em 1952.
Favorita: Boys These Days

2. Barry Can’t Swim — Loner
Favorita: Childhood

3. Leisure — Welcome to the Mood
Favorita: Dominoes

4. Gaby Amarantos — Rock Doido
Favorita: Dá-Lhe Sal

5. Olivia Dean — The Art of Loving
Favorita: Nice To Each Other
Melhores de 2025, por Gabriel Cunha
1. REYSHA RAMI — T0M F00LERY

Esse álbum entrega House e Electropop na sua melhor forma e com uma autenticidade impressionante, todas as faixas são cativantes, dançantes, (muito) viciantes… é a pura arte com conceito para quem aprecia um bom electropop.
Favorita: riot!

2. Nova May — ROCKR ROOM
Favorita: STARBOUNCE

3. TDJ — TDJ
Favorita: Under The Rush

4. Frost Children — SISTER
Favorita: Falling

5. Kyra Machida — Blonde
Favorita: Blonde
Melhores músicas de 2025, por Gabriel Borges
Esse ano foi isso. Estamos ansiosos para o que vamos ouvir no ano que vem. Até 2026.
Conteúdo produzido exclusivamente para o Gabcritic.com. A violação dos direitos do(a) autor(a) e que lhe são relacionados é crime - de acordo com o Art. 184 do Código Penal brasileiro. Em caso de citações ou clipagem, cite a autoria e link para o Gabcritic.com.