Apresentando
Eden xo
Tempo de leitura: 11 minutos
   

Sou seu fã desde 2011 e acho que sei um pouco sobre você. Essa primeira pergunta é meio boba, mas é séria: quem é a Eden para quem nunca ouviu falar? Tipo… do que você gosta, pelo que você é apaixonada?

Eu sou uma artista. Sou esposa e mãe. Eu sou uma advogada. Eu quebro os limites. Eu sou uma criadora de tendências. Sou vulnerável, às vezes sou insegura e confiante em outros momentos… e coloco tudo isso na arte que faço. Sou apaixonada por fazer arte que importa. Adoro fazer filmes, escrever músicas, atuar, fazer aulas de dança, mesmo que seja só para mim.

Eden xo — divulgação

Sua música é tão autêntica e sentimos a paixão que você coloca em cada lançamento. No início da sua era Toy Boys até te chamavam de “a próxima Lady Gaga”, mas não vejo tais semelhanças. Mas uma vez você cantou “Como se soletra plágio? Hmmm, eu não sei”. Enfim, quando você percebeu que tinha esse talento para a música? Foi um sonho e se sim, como tem sido viver o sonho?

Muito obrigada. Eu nunca tinha ouvido isso antes, mas adoro Lady Gaga, então isso é um elogio. Adoro fazer discos, mas na verdade queria atuar primeiro. Eu não tinha amigos em Los Angeles, então comecei uma banda chamada “Shut Up Stella” para fazer amigos e por acaso assinamos com um grande executivo da Sony/Epic Records. A partir daí me ofereceram um contrato de publicação e leva muito tempo e foco para entrar no mundo da música, é o negócio mais difícil do mundo inteiro – muito mais difícil de entrar do que atuar – então você tem que dedicar a isso 24 horas, 7 dias por semana.

Eu meio que simplesmente continuei acelerando e então olhei para trás um pouco antes da pandemia e percebi que nunca consegui realmente tentar atuar, então estou me concentrando muito mais nisso em 2024 agora que a greve acabou.


Você é uma artista multi-talentosa e arrasa em tudo que faz. Você escreve suas músicas e para os outros, canta, dança e até atua. Como você consegue fazer tudo isso funcionar?

É por isso que sou apaixonada, por isso passo muito tempo aprendendo e sempre querendo melhorar. Acho que no momento em que você para de crescer como artista e pensa que tem todas as respostas é quando sua carreira está em apuros. Vou ser sempre um estudante de artes.

Vídeo oficial de “Bad Apple” — divulgação

Você já teve uma banda chamada Shut Up Stella, tinha um projeto chamado Jessie and the Toy Boys que era bastante conceitual e até te levou a abrir shows da Britney, você lançou alguns materiais com seu próprio nome até finalmente lançar músicas como Eden xo. O que você acha que mudou musicalmente e artisticamente em você andando toda essa estrada?

Eu realmente não sei… Acho que “Shut Up Stella” era mais baseado em punk pop/rock, “Jessie and The Toy Boys” era mais electropop/hyperpop e agora como Eden é um pouco mais orgânico e fundamentado, mas tudo dos meus gêneros anteriores ainda influenciam e me entusiasmam.

Eden cantando “Perfect Shade of Red” – uma favoritas dos fãs – como Jessie and the Toy Boys na Femme Fatale Tour em 2011

Você tem alguns fãs fervorosos no Brasil e posso até citar o Laio (que “construiu” essa ponte entre nós) e eu obviamente. Você sempre esteve muito próximo de seus fãs nas redes sociais, no passado você até fazia transmissões ao vivo. E aí, você pensa ou planeja voltar aos palcos para divulgar o álbum e ficar ainda mais próximo dos fãs? E se sim, por favor, venha para o Brasil, por favor?

Não estou apenas dizendo isso por dizer – é um verdadeiro sonho me apresentar no Brasil. Espero conseguir barulho suficiente sobre o álbum e talvez meu agente possa me agendar na Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil – isso seria incrível. Amo meus fãs em todos os lugares, mas principalmente no Brasil quero ter uma conexão mais próxima na vida real.


Qual música você teve mais orgulho de escrever, aquela em que você olhou para si e disse “Eu sou a fodona”? Por que?

Nunca acho que sou a melhor… mas há momentos em que sei que fiz o meu melhor e que sou a melhor para alguma coisa… por exemplo, tem um filme muito grande para o qual estou fazendo um teste e que está em pausa agora . No meu coração EU SEI que sou a melhor e a pessoa certa para interpretar este ícone. Sou eu. Sem dúvida. Por isso, mantenho essa confiança e esperança quando sinto que ganhei.

Vídeo Oficial de “El Barrio” — divulgação

E qual sua letra favorita?

Minha?… isso é difícil. Provavelmente não posso responder a isso, para ser honesta. Por que você não me conta quais são as suas?

Então, respondendo à sua pergunta, não consigo decidir entre o refrão do Hitman “You’re like a hitman, baby, like a contract killer / Like a gun fall higher with your aim in the mirror / It’s a cold blooded calculated kinda way you’re loving me” e a ponte Dirty Blonde “I’m a twisted fisted dirty blonde / You want a battle, baby? Well, it’s on! / Take the crown in your mouth, shove it down / Shut shit down”.

Vídeo Oficial de “Dirty Blonde” — divulgação

Você sempre trabalhou com bons nomes da indústria, como Xenomania, você é bastante amiga da Bonnie McKee (que, aliás, American Youth French Kissing é minha colaboração favorita entre vocês) e colaborou com muito mais pessoas. Mas e atualmente, você está trabalhando com alguém no seu álbum de estreia?

Lauren Christy e eu escrevemos uma música chamada “Fix It” que acho muito fresh. Ela é tão talentosa que é uma loucura. Normalmente não fico intimidada no estúdio, e apesar de sermos amigos e sairmos juntas o tempo todo, ela ainda me intimida por causa de todos os sucessos que ela escreveu e da rapidez com que ela é com as melodias. Ela é tããão rápida. Demoro muito mais para encontrar as melodias que adoro, mas ela é meio instantânea. É louco!

Qual é a colaboração dos seus sonhos tipo agora?

Madonna.

Eden xo cantando e performando “Open Your Heart” de Madonna

Há algum tempo você fez uma enquete no X/Twitter sobre qual música você deveria regravar. Não lembro em qual votei, mas respondi sugerindo “Perfect Shade of Red” e também “Hit Man” que para mim é o descarte mais triste de todos os tempos no mundo da música pop. O que podemos esperar do seu álbum de estreia?

Estou conversando com minha gravadora anterior, sob a qual gravei essas músicas e estamos nos dando muito bem e estou tentando arranjar algo para os fãs para que essas músicas estejam disponíveis em serviços de streaming, porque concordo com você!

Eden xo — divulgação

Depois que você lançou seu EP “The Question” (que estou ouvindo agora em vinil escrevendo essas perguntas), houve rumores ou uma espécie de promessa sobre o lançamento de um segundo EP que soaria mais sombrio. O que aconteceu com o não lançamento ou foram apenas rumores mesmo? Lembro que tinha até uma faixa que nós (fãs) estávamos muito entusiasmados, que se chamava Forbidden Fruit. Existe alguma chance dessas músicas serem lançadas ou retrabalhadas para o álbum ou futuro?

Obrigada, eu amo “The Question” e tenho muito orgulho dele – mas infelizmente não. Uma médium me disse que minha aura é tão pura e brilhante que as forças das trevas são extremamente atraídas por ela e querem fazer um banquete com ela e que preciso ter cuidado. Não consegui terminar aquele projeto porque não poderia mais estar perto de uma energia muito perturbadora. É uma pena, mas está tudo bem.

E existe alguma possibilidade de ouvirmos “This Is How Rumors Start” inteiramente do jeito que você queria e planejou ser? Talvez um Eden’s Version?

Talvez… nunca dá pra saber. Você sabia que tenho certeza de que fui a primeira pessoa na internet a sugerir a Taylor regravar seus masters? Meu tweet se tornou viral e a equipe digital dela até me procurou. Então eu acho que outros artistas como Kelly Clarkson disseram a mesma coisa e tenho certeza que Taylor já estava pensando isso – ela é muito inteligente e experiente.

Tradução: “Aqui tá uma ideia, e se outros artistas cantassem suas músicas iniciais na primeira metade da apresentação em homenagem a você? A licença mecânica já foi concedida desde que você as lançou. Então seriam versões cover de outros artistas de seus primeiros sucessos? Aí você pula dentro na segunda metade? Ps. Oi, Don.” Veja o tweet original

Além do seu single duplo que traz um cover de Chapel of Love que você canta em persa, houve 2 lançamentos essenciais esse ano. “All Day Every Day” é um BOP e o vídeo é visualmente lindo. E “Bad Apple” é um BANGER desde o primeiro verso. É uma música pop inteligente com letra grudenta e você nos deu um videoclipe baseado em coreografia, e até trabalhou com um ex-Toy Boy nele. É muito cedo para dizer se veremos mais desta receita no álbum?

Foi tão divertido dançar e fazer coreografia novamente. Essa é definitivamente uma vantagem que sinto que tenho sobre muitos outros artistas. Então, sim, eu gostaria de fazer mais isso. Eu me sinto muito confiante quando estou dançando.

Official Music Video of “All Day Every Day”

O que você tem ouvindo atualmente?

“Idiot” da Taylor Bickett.

Então, última pergunta… No Gabcritic.com, meus melhores amigos e eu sempre damos avaliações e resenhas aos álbuns. Já que o seu álbum não foi lançado este ano (pelo menos não ainda), na sua opinião qual é o seu álbum do ano?

Eu realmente não AMEI o álbum de ninguém, para ser honesta. Mas tem muitos singles que eu gostei… “Flowers” da Miley, “Padam Padam” da Kylie, “Unholy” do Sam & Kim… tem uma música de um artista chamado Conan Gray e eu absolutamente amo a música dele “never ending song”. Não sei em que ano foi lançada, acho que foi em 2023.

De fato “never ending song” realmente foi lançada este ano, mas “Unloly” não, é um hit de 2022.

Muito obrigado por tudo! Foi realmente muito especial ter você respondendo essas perguntas para gente.

Não, obrigada VOCÊ! Eu te amo e amo o Brasil! E quero agradecer a todos que estão lendo isso.

Siga e acompanhe a Eden em todas as redes sociais:
Instagram / TikTok / Twitter (X) / YouTube / Facebook.

Agradecimento especial ao Laio Coelho.

#Dance-pop #Electropop #Pop
Publicado por Gabriel Borges em 23/11/2023

Conteúdo produzido exclusivamente para o Gabcritic.com. A violação dos direitos do(a) autor(a) e que lhe são relacionados é crime - de acordo com o Art. 184 do Código Penal brasileiro. Em caso de citações ou clipagem, cite a autoria e link para o Gabcritic.com.